Bueno Engenharia - COMPLIANCE E ÉTICA EMPRESARIAL

COMPLIANCE E ÉTICA EMPRESARIAL


A Bueno Engenharia e Construção, sempre agiu observando as melhores práticas de boa governança, e possui respeito no mercado por sua credibilidade e ética. As crenças e os valores morais da BUENO são a base do comportamento ético esperado da parte dos Empregados e parceiros comerciais:

  • FORÇA DE EQUIPE: acreditamos no trabalho em equipe como força indutora de produtividade e eficiência nos nossos serviços.
  • LEALDADE e CONFIANÇA: valorizamos a lealdade e a confiança como fatores de união e fortalecimento da nossa equipe.
  • HONESTIDADE e TRANSPARÊNCIA: acreditamos que uma relação baseada na honestidade e na transparência sempre levará a resultados mais consistentes e justos.
  • RESPEITO ÀS PESSOAS: acreditamos que o respeito aos direitos individuais e coletivos das pessoas envolvidas ou afetadas pelos nossos trabalhos gera apoio e dá credibilidade às nossas atividades.
  • RESPEITO AO MEIO AMBIENTE: acreditamos que a natureza, seus ecossistemas e seres vivos em geral devam ser respeitados e preservados ao máximo para as gerações atuais e futuras.
  • DESENVOLVIMENTO PESSOAL: apoiamos o desenvolvimento pessoal e profissional de nossos Empregados e parceiros e acreditamos no crescimento baseado no trabalho e no mérito.
  • CONFORMIDADE LEGAL: acreditamos que o respeito integral às Leis é um fator essencial para a perpetuação e desenvolvimento do nosso negócio.
  • QUALIDADE: acreditamos que o fornecimento de produtos e serviços de qualidade é uma das bases do nosso negócio e a forma mais eficiente de garantir relações duradouras com nossos Clientes, Parceiros e Fornecedores.


  • Anticorrupção


    A BUENO tem tolerância zero com corrupção e suborno. Além do Código de Ética e Conduta, o Programa Compliance e Ética Empresarial apresenta regras anticorrupção. A BUENO atua em conformidade com as leis e regulamentações a que está sujeita, incluindo-se, mas não se limitando à Lei 12.846/13 – Lei Anticorrupção Empresarial Brasileira.



    Política Sobre Álcool e Drogas no Trabalho


    A BUENO, mantendo o seu compromisso da Política de QSMS com a Prevenção de Lesões e Doenças, e com a busca da melhoria do aumento de desempenho em Segurança e Saúde, estabelece a sua Política Sobre Álcool e Drogas no Trabalho, para aplicação em todas as suas áreas de atuação. A BUENO entende que TODOS os Empregados e Terceiros devem estar em plenas condições de realizar suas atividades de forma segura e eficiente, cientes de que o consumo de bebidas alcoólicas, de drogas lícitas ou ilícitas no ambiente de trabalho representam Riscos à Segurança e à Saúde do Trabalhador, ao Patrimônio da BUENO e Demais Interessados.

    A BUENO declara que é PROIBIDO:

  • Se apresentar ou tentar se apresentar para o trabalho quando incapaz devido ao Álcool ou Drogas (seja ilegal ou não) ou com Abuso de Substâncias.
  • Estar de posse, consumir ou fornecer Álcool ou Drogas nas dependências da BUENO, ou em qualquer situação de trabalho, inclusive nos meios de transporte providos pela BUENO, durante os deslocamentos de ou para o trabalho.

  • A BUENO se reserva no direito de realizar Testes de Rastreio e/ou Análise Toxicológica ou de convocar terceiros para que os façam aleatoriamente ou em situações em que um Empregado, diretamente contratado ou de terceiros, esteja envolvido em algum incidente, acidente e/ou apresente características ou atitudes suspeitas.
    A BUENO incorpora ao seu Sistema de Gestão Integrado o Programa de Prevenção do Uso de Álcool e Drogas no Trabalho para aplicação desta Política.
    O não cumprimento desta Política permite à BUENO a aplicação das penalidades previstas na Legislação pertinente, em conformidade com o Regulamento Interno, Códigos de Ética e de Conduta da BUENO.
    As disposições desta Política são de observância obrigatória em todos os níveis da Organização.
    Curitiba, 26 de novembro de 2019
    Coordenadora do Programa de Compliance